top of page

A nossa História

A Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira – SRMP, uma Instituição que se orgulha do seu passado e historial e muito tem contribuído para o desenvolvimento individual e coletivo da Comunidade.

3 de Fevereiro 1940 

Bandeira Original.jpg

Em fevereiro de 1940 Surge a Comissão de Iniciativa da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira com o nobre Propósito de criar uma coletividade cujo objetivo central é superiormente transcrito na acta nº 1 que diz:

(…” ...trata-se de uma obra de grande alcance social, proporcionando aos menos bafejados da sote mais um bocadinho de luz e conforto…”...)

1940

Sendo uma Coletividade de aldeia, onde os acessos à cultura eram diminutos, esta Sociedade tem sido desde a sua formação o principal polo de formação artística, desportiva e recreativa dos seus associados em particular, e de toda a população em geral.

Inicialmente foi formada uma Tuna, com instrumentos de corda, que aos poucos se foi tornando numa Banda, que ainda se mantém com enorme prestígio. É sustentada por uma Escola de Música, frequentada por quase todas as crianças da Pedreira e terras vizinhas, formando músicos de grande qualidade, como são os que ao longo de todos estes anos têm representado a Banda nas suas diversificadas actuações, como sejam Procissões, Concertos, Festas Inaugurações, Festivais, Encontro de Bandas, etc., destacando-se as actuações em Castelo de Vide, Marvão, Lisboa, Abrantes e em Vigo – Espanha, e ainda os excelentes concertos realizados em Tomar comemorando o Bicentenário do RI 15 a as Jornadas Europeias do Património.

 

 

 

BANDA CORDAS.jpg
12.jpg
15_edited.jpg

1944

Imagem5.png

Em 1944 Abandona as Cordas  e entrar no mundo da Música Filarmónica evoluindo rapidamente para uma Banda Filarmónica.

Nos anos 50 e 60 é a fase de expansão da nossa Banda Filarmónica.

1975

Nos anos 70, com os ventos da Revolução de Abril, Mais um acontecimento marcante. Em 1975 a doação pela ex- proprietária da Quinta da Granja do terreno para a construção de um campo de jogos visando a Prática desportiva. foi possível construir o nosso Parque Desportivo e desenvolver o conceito de Desporto para Todos em várias modalidades.

logo 2.jpg

Anos 90 

Imagem3.png
logo3.jpg

Factos marcantes como a grande qualidade da nossa Banda Filarmónica dos anos 90 e da Escola de Música e da nossa Banda Filarmónica Atual.

Foi a criação do nosso Coro Polifónico, há vinte e seis anos, que tem sabido ocupar o seu espaço na música coral e que tem feito um percurso que muito dignifica a nossa Instituição.

Foi a incursão, por mais de uma década, nos Campos Distritais e do Inatel no futebol de 11.

Foi a ampliação da nossa Sede, a construção do polidesportivo e melhoramentos significativos no nosso recinto para festas. Foi a aposta oportuna em atividades e eventos na área do Desporto Natureza, promovendo a prática do desporto ao ar livre e a nossa região do Vale do Nabão. Foi o retomar da realização das nossas Festas Anuais e a organização de múltiplos eventos inovadores nas áreas recreativas e cultural.

2009

Em 2009, mais um facto marcante, a nossa Constituição como IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social e a vontade férrea de intervir de forma estruturada na Área Social surgindo como corolário dessa vontade o Lar.

Bandeira Original.jpg

Instituição Particular de Solidariedade Social 

2014

Imagem6.png

Consolidação da estrutura na área social com a inauguração do Lar Raízes do Nabão.

2023

A 2 de Fevereiro, assinatura do contrato para construção do projecto Habitação colaborativa 

"O caminho Faz-se Caminhando com Valores e Sentido da missão"

No posts published in this language yet
Once posts are published, you’ll see them here.
Dark Blue with Blue Wave Line Medical Center Personal Business Card .png
livro_reclamacoes-500x-207.png

© 2023 SMRP @ Direitos Reservados 

bottom of page